06/06/2012

Post dorgas aleatórias minhas #3 - Um pouco sobre um pedaço de mim.

Eu sei, eu sei.
Escrevi um post enorme esses dias, coisa rara, e ainda por cima depois de um dia postando novamente. Isso decai um pouco a visualização daquele outro post, mas eu resolvi escrever mesmo assim. Vocês nunca me viram reclamar das visualizações, eu também nunca me importe e não é agora que irei começar a me importar. Mas agradeceria se vocês se divertissem lendo meu blog, de todo o coração.

Este post é dedicado à todos os parceiros que eu consegui até agora, com muito carinho eles vieram até mim pedir e eu alegremente aceitei. Fico muito feliz que alguém tenha apreciado comentando, dando suas opiniões, pois o mundo continua girando, mas torná-lo interessante a cada giro é nosso dever como seres vivos. Clichê, não? Pois é.

Hoje irei escrever sobre uma coisa que comecei a pouco tempo a exercer: Escrever fanfics. Claro que nunca fui de tirar 10 em portguês, odeio poemas/poesias, epopéias, literatura que envolva isso. Apesar disso, eu escrevo por diversão; e posto todas que escrevi até agora no Nyah Fanfiction. Embora muitas das fanfics publicadas atualmente sejam de conteúdo meramente "horrível", queria dizer-lhes que ninguém começa escrevendo ecepcionalmente bem. Se conhece alguém assim, com certeza devo parabenizá-lo por tal feitio, mas a grande maioria (que podes perguntar ao dono do site, são mais fanfics publicadas diariamente do que você imagina!) não começa assim. 
Eu não sou excessão. Pretendo melhorar, mas pretendo me divertir bastante também, tanto lendo quanto escrevendo. Sou leiga em tudo de ler livros conhecidos, autores famosos ou conceituados, mas tenho uma longa estrada de leitura de fanfictions (obs: Fanfics yaois! Não me interesso por shoujos/shounens), e nessa minha jornada sempre encontrei coisas surpreendentes quanto beirando ao terrível.
Eu tenho um grande bloqueio mental que me faz escrever coisas horríveis de vez em quando, mas isso é facilmente curado com leitura de algo bom. Claro que eu acabei de ler uma fanfic muito boa e um pedaço de um livro agorinha, por isso minha escirta explicativa não está tão ruim quanto geralmente ela é de fato.

Selo de qualidade by Miyaneo
 Agora tu me perguntas: Como eu cheguei à minha primeira fanfic?
Estava eu conversando com a Urutake (pra quem acompanha também o blog yaoi SL, ela é uma das staffs e uma grande escritora de fanfics) quando o assunto chega nas escritas ficcionais. Claro que eu tinha muitas dúvidas, isso você pode ter certeza. Mas também estava muito entediada, então até o final do outro dia eu já estava com ela pronta e postada. Geralmente as primeiras fanfics como eu pude perceber são curtas, que nem chegam aos 1.000 palavras. Mas como eu já era leitora de carteirinha do Nyah Fanfiction tive a decência de me preocupar com o tamanho dos capítulos, e claro, com a história e capa, sinopse.

Não ficou nada surpreendente, como eu já havia postado ela aqui no blog; para quem leu. Depois dela, veio mais algumas, não longas igualmente, mas todas feitas sobre nenhuma pressão e muito divertimento, perante meu tédio. Escrever bem não é só sinal de talento ou algo assim, mas também sobre expressar sentimentos, tanto quanto (como leio fanfics yaois apenas) algo como "queria escrever algo sobre tal casal" ou "adoro esse ship!Então tive vontade de escrever". São tantos os motivos que leva alguém a ter vontade de escrever que não posso nem ao menos fazer uma lista, mas se perguntar para cada um, provavelmente todos irão dizer que se divertiram escrevendo.
Ultimamente, principalmente pela parte do povo "noob" do tumblr.com; que divulgam suas primeiras fanfics e reblogam posts sobre ela alegando estar boa, e depois nem aceitam correções mínimas, não tenho a mínima vontade de leitura por parte deles.
A única pessoa que eu já falei e que me indicou sua própria fanfic falando sobre suas propriedades foi justamente a Urutake (que citei anteriormente), ela me falou com clareza de que foi uma das primeiras, aceitou de muuito bom grado algumas correções e ainda me fez emocionar com a história dela.
A sinceridade das pessoas a falarem exatamente o que elas escrevem em certos casos deve ser ressaltada, mesmo que você ache que está sendo dramático demais, lembre-se de que existem pessoas se gabando de dotes que nem ao menos conhecem.

Lembrando que estou falando de fanfictions Yaois e não faço ideia de como o universo shoujo/shounen da vida anda nesse quesito. Mas uma coisa que se é reconhecida por muitos é a sinceridade, os sentimentos e a complexidade (e também simplicidade) de como a fanfic yaoi é tratada pelas escritoras/escritores.

Se eu tenho inveja de quem escreve bem, com tudo isso e ainda inspira os outros? Claro! Mas isso porque eu aprendi que a inveja faz parte de mim, e com ela não vem coisas más; vem também a admiração, aprendizagem e prazer em ler algo realmente bom. Coisa que eu aprecio muito é que existem fanfics para todos os momentos. Aquelas que nos fazem devorá-las, aquelas oneshot pervertidas nas horas vagas, aquelas fofinhas quando estamos vendo nossa OTP (embora eu não tenha OTP hehehehe...) e aquela que parece um livro de tão grande, mas de tão grande que é, e a história nos faz igualmente ser interessante.

Então, porque odiamos tanto ler uns livros literários clássicos? 
Sei lá. Existem teorias bastante inúteis sobre isso, mas para minha pessoa tudo se resume à uma frase: "É tudo questão de gosto e entendimento de cada pessoa". Se alguém discordar, provavelmente é um leitor muito interado em tudo isso, e sabe que temos um percentual baixo de leitores brasileiros em comparação aos dos outros países. Mas assim mesmo, devemos dizer que aqueles leitores que temos, são assíduos. Ou pelo menos a grande maioria.  Eu posso levar pedradas, mas odeio esse tipo de leitura (eu já li, só pra afirmar!), mas pra ter gosto mesmo acho que vai demorar eu ter mais cabeça pra isso, tanto no quesito de conhecimento de mundo quanto na vivência de uma pessoa, coisa que eu sou deveras escasso.
Mas livros e fanfics são diferentes. Claro que quando você publica uma fanfic na internet, é por causa que teve gosto de escrevê-la, se você escreve só para se achar, com certeza eu nunca lerei tua fanfic. Todas são publicadas com capas, gêneros e sinopses, como se fossem livros. Mas vocês podem errar, aprender, se divertir escrevendo lemons, incestos, mpreg, e a sociedade não irá apredrejá-los como faria se fosse publicação editorial.
Eu vejo um abismo enorme entre 'quer ler uma fanfic' e 'querer ler um livro'. Livros são mágicos, nos leva para mundo diferentes, fazem nós nos tornarmos pessoas diversas com visões diferentes, ao mesmo tempo em que aprendemos com eles. Creio que sabe que existem livros de direito; literários; de auto-ajuda; religiosos; satânicos (LOL); ou mesmo capitalistas sem relevância no meu post. Cada um ler o que quer e absorve também o que quer. Descartamos de nossa mente algo que lemos sem interesse.
Se livros são assim, porque fanfics seriam diferentes?
Existem sim, a diferença. Basta olharmos na definição de "fanfictions" que saberemos uma delas. Outra também é a maneira que lidamos com os assuntos, ou com o qual narramos uma história. É diferente.
Uma vez ou outra, nos deparamos com uma fanfic que nos lembra muito um livro. Eu estava lendo fanfics do "Tohru-kun" e da Persefoné Tenou, e eles me lembraram muito elas. Claro que eu encontro sim erros se for como um, ou mesmoo no gênero, ou ortográfico, mas para isso que existem as betas e editores.
Essas fanfics infelizmente eu dispenso. Sou muito fã deles, admoro-os a forma d escrita, mas decidi não ler mais "fanfics" comcara de livros, elas me desanimam, me puxam para dentro e eu fico muito depressiva depois. Não me pergunte o motivo.

Olha, infelizmente eu não sei abranger todo o mundo fanfic em um único post, pois ele, mesmo aqui eu esteja me restringindo ao munfo Yaoi/BL; encontro lados dos quais preferia não aprofundar muito para não ficar aquela coisa gigante, então paro-me aqui.

Uma coisa interessante que encontrei para comentar é a diferença entre plágio e fanfiction.
Primeiro: Vocês já viram alguns autores no Nyah! Fanfiction alegando estar sendo plagiado por outros? Se a sua resposta for sim, a história pode ser encurtada.
Isso ocorre porque plágio é quando uma pessoa ou um grupo pega algo criado por fora e coloca como seu, sem dar o devido crédito ou aviso previo. Eu considero plágio isso; sem considerar o assunto de lucros. Isso é outra coisa que não posso abranger muito.
Mas continuando, quando escrevemos uma fanfic, colocamos ela em uma categoria, com um determinado assunto (gênero), personagens previamente citados do autor original, e talvez colocamos um personagem de criação própria como shipp. Até a parte de escrever sobre algo é fanfic, e quando escrevemos com um assunto próprio, um unverso, um monento ou um conto sobre ele é quando saímos dos fins lucrativos e não pode ser considerado plágio.
Por isso, muitos autores de fanfics colocam no disclaimer "essa é uma história ficcional, sem fins lucrativos. Os personagens aqui descritos não me pertentem, mas a história é original, sem plágios, por favor". Esse é o básico que devemos saber para publicação e divulgação.
   Existem autores que proibiram suas obras de terem fanfics por diversos motivos e isso me irrita. Mas enfim, só foi algo que eu queria comentar mesmo, para os inciantes que não leram trocentas fanfics como eu.
Isso que eu estou comentando é meramente informação curiosa sobre mim, que eu penso etc., não havendo algo para pensar, apenas analisando alguns fatos que rodam o mundo fanfictional.

Essse post já deu o que tinha de dar por hoje. Encerro minhas atividades dessa semana aqui. Quem quiser manifestar opiniões (claro, que não aprofundem nada, pois eu estou muito ciente de que atropelei diversas informações aqui) é só clicar em "comentários" e posteriormente, escrever tudo o que quiser que seja lido por mim.

*~*~*~*~*~*~*~*~
Agradeço novamente à todos que tem lido este blog,
à Mayume (que provavelmente não lerá isso, mas enfim),
Ao Freddie que está centrado em realizar a inauguração de um blog de download,
ào Alee-sama que eu gosto muito,
as pessoas que leram tudo isso até o final,
aos meus parceiros como eu disse anteriormente
(não pensem merda, leitores cabulosos!),
e à minha insônia, pois são 03:39 da madruga
e eu estou lendo fanfics por causa disso.

8 comentários:

  1. nossa isso que foi um super post e com
    objetivos !!!
    e amo fanfics principalmente as Shoujos ...
    leio as yaoi, mas ainda não são minhas preferidas ...
    a 1 que li foi no lollipop fics e fiquei super
    viciada ....
    eu também escrevo umas mas nada especial...
    até coloquei no blog, mas ainda não criei uma pag, para elas ...
    quando não tenho nada para fazer minha mente
    viaja em histórinhas aí me vejo escrevendo..kkkkk
    Amo ler livros, mas nada literário...esses livros me dão cancera... kkkk
    mas adoro livros de suspense, romance e fantasias ... adoru imaginar tudo do meu jeito..kkk
    e vou dar uma passada no Nyah fanfics quero muito ler as suas ^^
    e sobre o plagio fico super triste quando vejo
    que alguém passa por isso... pois acho que criatividade para criar todos tem...mas a preguiça não deixa.....
    amei seu post de verdade ...
    seu jeito de escrever é único ^^

    Kissus ^^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por ler! Os livros desse gênero que você citou realmente são interessantes, acho que todos que leram começam a gostar kkkk'
      Eu só leio fanfics yaoi, mas isso é porque eu comecei a ler fanfics yaois, e até hoje prevalece isso, e nem tenho vontade de outra coisa hsaushaushausahuauus'
      eu não tenho preguiça em escrever e nunca tive na hora, mas me falta criatividade, outro ponto de vista LOL
      Se você quiser ler alguma fanfic minha, o meu nme de usuário lá é o mesmo "Miyaneo" ^^
      Agradeço por ter lido e espero que mais leitores possam começar a treinar a arte de escrever, mesmo que seja fanfics; ou que leiam algum livro, eu amo XD

      Excluir
  2. Lendo I Need You,My love
    mello x matt....

    comentarei lá Ok....
    Hum....
    acho que vou comecar a gostar dos yaois ^^)

    ResponderExcluir
  3. Ain... Não tenho cadastro lá..
    no nyah, mais irei fazer ...
    para poder acompanhar suas fics...
    será que mattxmello terá continuação fiquei curiosa ?!
    e que história é aquela...
    totalmente intensa...
    amei esta frase:"Mas apesar de odiá-lo, nunca o faria mal. Nunca desejei nada, apenas desejei ser desejado. Meio complicado de se entender, mas essa é a minha realidade."
    Fiquei até com medo do near roubar o mello....
    que bom que isso não acontece..
    amei sua Fic...
    fiquei me perguntando como você diz que
    não é boa em ecrever?! eu te achei ótima
    e sendo novata ta de parabéns ^^)
    Tirando que gargalhei com sua apresentação do Nyah..
    (sou uma cebola sedentária +1)
    simplesmente amei ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nyah,muito obrigada! Eu recomendo a minha primeira fanfic tbm -Q
      Que boooom que gostou manola! Me sinto muito honrada mesmo!
      Mas eu realmente sou péssima em escrever HUHUASHUASHUASHAUSAH ToT

      Respondendo a tua pergunta, não, ela não terá uma continuação (infelizmente); pelo menos eu não planejo nada, mas tudo pode mudar, principalmente para mim! heuehuehuehuehu

      Esse negócio de "Cebola" é tipo um "apelido", sabe? kkkkkk'
      E acrescentei apenas minhas características LOL Acho que não mudarei tão cedo >.<

      Excluir
  4. Miyaneo eu tenho um desafio para você la no blog:
    http://nyan-nyan-world.blogspot.com.br/2012/06/outro-desafio-w-kiru-no-shojo.html

    ResponderExcluir
  5. Como eu sou preguiçoso, li o post por partes desde ontem e só terminei agora asdsuihdsahidhsauihdasui. Muito bom, sobre fanfics eu gostava de ler umas bem shounen, mas nunca mais parei pra ler uma.
    Livros literários realmente são entediantes, eu já li alguns, tipo A moreninha,etc, e não gostei ( na verdade são poucos os livros que me agradam asdhasdash ), prefiro uns de fantasia, sobre algo medieval sei lá, coisas do gênero =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HSAHSAUSASHAU Mas pelo menos leu uai!!
      Eu fiz esse post pra falar mais sobre fanfics yaois em geral, porque eu nunca li nada que não seja do mundo BL LOL

      Se quiser leia umas fanfics (eu te indico umas kkkk) yaois, são muito mais legais do que livros literários LOL

      Excluir

Regras:
- Comentários serão publicados de acordo com o que a moderação liberar na análise, portanto, siga as regras.

- Sem SPAM / Divulgação / Propaganda do seu blog somente deixe o link APÓS o comentário.
- Pode palavrão, e essas porras todas aí, free internet. Porém, tenha o bom caráter de não comentar somente por hate, porque, bem, não irei publicá-lo (risos).
- Agradeço tua visita e sempre estarei disposta a dúvidas ou correções (sério, se virem algo errado no post, me avisem!!). Irei avisar se eu editar o post corrigindo.